A importância de Teresa Cristina em nossa história
- Virgilio Virgílio de Souza
- 21 de mar. de 2022
- 2 min de leitura

A ALERJ - Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com o Consulado Italiano, realiza exposição no Palácio Tiradentes para homenagear o bicentenário de nascimento da Imperatriz Teresa Cristina. A mostra ‘As múltiplas faces da Imperatriz: Teresa Cristina em construção’ foi inaugurada na última segunda-feira dia 14, e vem despertando atenção pela riqueza de detalhes que nos remete a um importante período de nossa história e o papel da imperatriz - mulher de D. Pedro II -, nas relações entre o Brasil e a Itália. A exposição ficará aberta até o próximo 08 de abril das 10h às 17h.
Os visitantes poderão conferir os figurinos e parte da cenografia usados na novela "Nos tempos do imperador", cedidos pela TV Globo. Na mostra é possível um pouco mais sobre a arqueologia, uma das paixões de Teresa Cristina. A mostra contará com um ambiente de exploração arqueológica com réplicas para escavação. O público também poderá participar de rodas de conversas e palestras presenciais e virtuais.
O presidente da Alerj André Ceciliano e o Cônsul-Geral da Itália Paolo Miraglia participaram da inauguração da exposição
Para o presidente da Alerj, André Ceciliano trata-se de mais uma importante oportunidade de aproximar a Assembleia da cultura italiana e de estreitar cada vez mais os laços fraternos entre Brasil e Itália. Já o Cônsul Paolo Miraglia del Giudice comentou sobre a importância da exposição: “Exalta não somente a memória da Imperatriz, mas também as relações e os profundos laços históricos e culturais entre Itália e o Brasil”.
Diretor do Departamento de Cultura da Alerj, Nelson Freitas ressalta que a exposição é uma oportunidade única para se conhecer um pouco mais a mulher que se dedicou à educação das filhas Isabel e Leopoldina, à caridade e cumpriu um papel de grande relevância na articulação do Brasil com os meios de produção artística, cultural e comunicação da Europa:
- A imperatriz Teresa Cristina, há 200 anos, construía a imagem de uma mulher empreendedora, engajada politicamente no desenvolvimento da terra que ela adotou como sua, no país que chamava de seu, e que foi reconhecida como mãe, acima de tudo”, destaca Nelson.
A curadora da mostra é a Professora Adjunta de História da Arte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ART/ UERJ, Evelyne Azevedo. Ela fala um pouco da importância de Teresa Cristina em nossa história:
- Falar sobre a imperatriz Teresa Cristina é como tentar decifrar uma escultura de cuja forma conhecemos apenas os moldes. Casada por procuração com D. Pedro II, em 1843, trocou Nápoles pelo Brasil onde foi aclamada como a “mãe dos brasileiros” e, apesar de sua popularidade, teve sua importância diminuída em relação ao marido. A historiografia, tanto brasileira quanto italiana, ainda deve muito à sua figura, retratada ao longo dos anos como bondosa, mas silenciosa; culta, mas silenciada”, comentou Evelyne.

Comments