top of page
Virgilio Virgílio de Souza

Alerj aprova projeto que estabelece medicina tradicional

Atualizado: 17 de jun. de 2021

Iniciativa recomenda dentre outras práticas homeopatia, acupuntura e fitoterapia.


Os mais céticos com a medicina convencional e críticos às garras da indústria farmacêutica obtiveram uma vitória que traz uma dose de otimismo e certo alento: foi aprovado no último dia 01/06, o Projeto de Lei de Número 2931/2017 de autoria do vereador Eliomar Coelho (PSOL), que cria o Programa Estadual de Medicina Tradicional Alternativa e complementar.


A iniciativa que segue para sanção do governador Cláudio Castro tem o objetivo de incorporar e desenvolver práticas complementares nas unidades estaduais do SUS - Sistema Único de Saúde do Estado - e, com isso, criar políticas de atendimento a todas as parcelas da sociedade, independentemente sexo, raça, etnia, pessoas vulneráveis, e dependentes químico. A iniciativa que levou meses para ser elaborada, tem como orientação diretrizes da OMS - Organização Mundial da Saúde - que recomenda dentre outras práticas homeopatia, acupuntura, e fitoterapia.


Entusiasmado com a aprovação do projeto, Eliomar Coelho declarou que a medicina alternativa é sem dúvida um mergulho no passado para obtermos reais possibilidades para a medicina que desenvolveremos no futuro:

-“Negar a importância de medicina tradicional não me parece o mais inteligente. Seria negar os fatos e virarmos as costas para um medicina milenar. Com esse projeto pretendemos criar condições para integrar técnicas e terapias tradicionais e alternativas, que vem sendo cada vez mais utilizadas como parte do tratamento de diversas enfermidades, em praticamente todos os níveis de atenção à saúde, em todo o mundo. É uma trilha cada vez mais segura para a prevenção ou o alívio de diversas enfermidades conhecidas. Aliás, técnicas e terapias facilmente encontradas em clínicas e hospitais privados, centros de recuperação e centros clínicos",



Comments


bottom of page