Chico Alencar é o relator no caso Gabriel Monteiro
A Comissão de Ética anunciou na tarde dessa terça (12) que vereador Chico Alencar foi o sorteado no caso Gabriel. Momentos após, no plenário os dois ficam lado a lado e num momento de descuido Gabriel pareceu demonstrar preocupação
Começou a contagem regressiva contra o dublê de yutuber e vereador Gabriel Monteiro (PL) que poderá ter o mandato cassado. A Comissão de ética sorteou na tarde desta terça-feira (12) o vereador Chico Alencar (PSOL) que dará prosseguimento à representação contra o colega que enfrenta sérias denúncias de assédio sexual, estrupo e manipulação de um vídeo com uma adolescente.
Pelo rito da Câmara, o relator tem 5 dias para apresentar seu parecer à Mesa Diretora. Depois disso, Monteiro terá dez dias apresentar sua defesa. Passado esse prazo inicial Chico Alencar terá um prazo máximo de 90 dias para preparar um relatório final onde decidirá ou não pelo pedido de cassação do colega. Caso decida pelo afastamento, seu parecer será enviado à Comissão de Ética que se aceitar as argumentações, enviará Mesa Diretora que encaminhará ao plenário da Câmara que votará a cassação ou não de Gabriel. Ele será cassado e perderá seus direitos políticos por 8 anos, caso 34 dos 51 vereadores votarem pelo parecer do relator.
Matéria continua após o anúncio
Situação delicada A situação de Gabriel Monteiro é muito mais delicada que se possa imaginar. Apesar de se defender e dizer que é vítima de uma grande armação, circulam vídeos entre os vereadores que não chegaram ao conhecimento público que são extremamente assustadores e estarrecedores. Na tarde dessa terça o vereador Felipe Michel um dos mais próximos a Gabriel admitiu que sua situação é das mais complicadas: " A situação de Gabriel é delicada, muito delicada. É ruim para todos nós, pois isso acaba atingindo a todos nós. Não faz muito tempo enfrentamos o episódio envolvendo o Jairinho e agora nos deparamos com esse caso do Gabriel Monteiro. Isso tudo é muito ruim" — afirmou.
Outro vereador que também mantém uma boa relação com Gabriel e assistiu aos vídeos se disse perplexo: "Não sabia desse viés do Gabriel e só acreditei por ver um vídeo extremamente comprometedor. Esse rapaz é doente, teria que passar por um tratamento psicológico e terá muita sorte se não acabar na prisão". Outro vereador que foi sempre crítico à postura de Gabriel emendou:
— Os vídeos são estarrecedores. Não tenho dúvidas de que antes de terminar esse processo na Câmara ele estará preso - encerrou.
Comments