Eliomar Coelho se despede da vida política concedendo prêmio Heloneida Stuart
Eliomar Coelho (PSB), se despede da vida política com chave de Ouro: nesta terça-feira (29), o deputado de 80 anos, que decidiu não concorrer às eleições legislativas de 2022 e resolveu “aposentar as chuteiras”, estará entregando no plenário da ALERJ – Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro o Diploma Heloneida Studart de Cultura, edição de 2022.
A honraria, criada em dezembro de 2015, a partir da resolução 874, é destinada a fazedores de cultura de todas as áreas - pessoas físicas, coletivos e instituições do setor cultural fluminense. Segundo o parlamentar, “o objetivo da premiação, que ocorre anualmente, é contribuir para o aumento da visibilidade, o reconhecimento e a formação de redes de quem faz cultura no Estado do Rio de Janeiro”.
Presidente da Comissão de Cultura da Casa, o afastamento de Eliomar cujo mandato termina em menos de um mês, será uma grande perda para a cidade e para os admiradores daqueles que praticam a boa política. É considerado um dos parlamentares mais sérios e éticos do Estado, nunca esteve envolvido em falcatruas e maracutaias.
O deputado sempre foi um parlamentar atuante e nunca se distanciou das atividades culturais. Sorridente e simpático é frequentador de rodas de samba e capoeira, , festas juninas, e ensaios dos blocos. É também figura constante em manifestações em defesa dos professores, população de rua e outras questões relacionadas às injustiças sociais. Se destacou ainda, em várias frentes de combates. Foi, por exemplo, importante na denominada “CPI dos Transportes” quando denunciou a conivência de empresários com políticos e os vários desmandos de empresas de ônibus e concessionários dos trens, bondes e metrô.
O prêmio Heloneida Stuart, projeto de sua autoria, sempre foi um sonho que Eliomar quis realizar. Desde sua criação, mais de 200 ativistas culturais já foram premiados. A premiação desse ano, teve a inscrição de 90 fazedores de cultura e 45 foram selecionados, com 35,6% dos ganhadores sendo da capital e 64,4% fora da capita. Abaixo a relação dois agraciados em ordem alfabética:
Cine Gato Preto, Bloco "Te Vejo Por Dentro" e Meninos do Batuque são alguns dos agraciados
1 - Adriano Sampaio Evangelista – Turma Em Cena 2 - Andreia Quintão 3 - APTR 4 - Associação do Movimento de Compositores da Baixada Fluminense 5 - Associação Musical Cultural Amedio Venâncio da Costa 6 – Batalha do Tanque 7 - Bloco Te Vejo Por Dentro… Sou da Radiologia 8 - Capitu 9 - Cia 2 Banquinhos 10 - Cia Chirulico 11 - Cine Gato (Gato Negro Pub 12 - Conselho Municipal de Políticas Culturais de Paraty 13 - Coreto – Coletivo de Blocos Organizados do Rio de Janeiro 14 - E.M.Dança – Escola Municipal de Dança de Macaé 15 - Elaine Rosa 3 16 - Fê Camargo – Produtora de Angra dos Reis 17 - Festival do Camarão da Ilha do Araújo 18 - Folia de reis jornada estrela maior 19 - Grupo Faz de Conta 20 - História de Papel
Também foram contemplados o Instituto Afoxé Omó Ifá e o Observatório Cultural das Aldeias
21 - Instituto Afoxé Omó Ifá 22 - Instituto Ensaio Aberto 23 - Instituto Ose Dudu - Educação, cidadania e empreendedorismo 24 - Instituto Territórios Diversos 1 25 - Jacson Lima 26 - José Sérgio Barros da Silva 27 - Márcio Rufino 28 - Meninos do Batuque- VR 29 - Mila Neves 30 - Observatório Baixada Cultural – OBC 31 - OCA Observatório Cultural das Aldeias 32 - Paulo Henrique Menezes da Silva (Mestre Paulão Kikongo) 33 - Paulo Roberto de Jesus 34 - Ponto Cine 35 - Projeto Cultural site Empoderasamba 36 - Rafael Bonifácio Finamor de Lima 37 - Rede Baixada Literária 38 - Ricardo Rodrigues 39 - Rohan Baruck 40 - Rolé Carioca / Estúdio M’Baraká 41 - Ronaldo Henrique Barbosa Junior 42 - Sugim Produções Artisticas Ltda 43 - Tatiana Nahon 44 - Terreiro de Crioulo 45 - Wolney Celio Barreto da Rocha
Heloneida Studart
Nascida em Fortaleza, em 25 de abril de 1932 veio a falecer no em 3 de dezembro de 2007). Foi por seis vezes deputada estadual no Rio pelo MDB, PSDB e pelo PT era uma pessoa de extrema sensibilidade e lutava conta as injustiças sociais, e era também uma defensora ferrenha dos direitos das mulheres.
Jornalista, escritora, ensaísta, teatróloga, foi uma das grandes figuras da política e do movimento feminista brasileiro. Foi perseguida e presa pela ditadura militar em 1969, elegeu-se deputada estadual pelo Rio, em 1978, pelo MDB com 60 mil votos. Reeleita em 1982 e, em 1988 ela deixou o MDB para se filiar ao PT.
Foi vice-presidente da Comissão Parlamentar de Controle do Meio-Ambiente, presidente da ALERJ entre 1981 a 1982 e integrante das comissões especiais sobre os direitos da mulher e, durante o seu terceiro mandato, foi vice-líder da bancada do PT.
Aguerrida e determinada foi uma das principais articuladoras do Centro da Mulher Brasileira, considerada a primeira entidade feminista do Brasil. Deputada constituinte e fez parte da articulação feminista no Congresso que atuou para instituir os 120 dias de licença-maternidade.
Sarau Rio
o melhor local para você ver os jogos do Brasil na Copa
Samba e gastronomia de primeira qualidade
Ambiente familiar, segurança total.
Curta o Sarau
Avenida Mem de Sá 64 - próximo aos Arcos da Lapa
http://www.saraurio.com.br/ (21) 2508-7154 adm@saraurio.com.br
Comments