Espaços culturais e escolas servirão de postos de vacinação
Atualizado: 17 de jan. de 2022
Todos contra o Vírus e o negacionismo: Cultura e educação se aliam à Saúde para vacinar as crianças de 11 a 5 anos
Os centros culturais da Zona Norte terão programação artística e recreativa gratuita para estimular a vacinação do público alvo. Escolas vão distribuir livros
A Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna será um dos pontos de cultura em sintonia com a Secretaria de Saúde
"Os espaços culturais não são apenas templos de arte, precisam servir ao seu tempo. No Rio, a cultura está comprometida com a saúde e com a ciência". Esse o pensamento do secretário de Cultura do Município Marcus Faustini que se associou ao secretario de Saúde Daniel Sorans para que os os equipamentos culturais da cidade fossem readaptados e convertidos em postos de vacinação infantil. A iniciativa acontece a partir dessa segunda-feira (17), quando se inicia o processo de vacinação infantil na cidade.
Os secretários de Cultura Marcus Faustine e o da Saúde Daniel Sorans uniram forças para agilizar a vacinação das crianças da cidade
Os espaços culturais não são apenas templos de arte, precisam servir ao seu tempo. No Rio, a cultura está comprometida com a saúde e com a ciência"
Marcus Faustine
Datas de vacinação
A vacinação começa no dia 17 para meninas de 11 anos; na terça (18), meninos de 11 anos; na quarta (19), meninos e meninas de 11 anos;
Quinta (20), meninas de 10 anos; na sexta (21), meninos de 10 anos; no sábado (10), meninas e meninos de 10 anos. Assim como ocorreu com os adultos, o calendário segue de forma decrescente, sempre começando pelas meninas e com um dia de repescagem, até 9 de fevereiro, com crianças de 5 anos.
Além de vacinação nos equipamentos culturais, o objetivo é aproximar as crianças do universo da cultura, oferecendo programação artística, recreação e doação de livros. Um desses pontos será a a Lona Cultural João Bosco, em Vista Alegre, na zona Norte, que irá vacinar das 8h às 17h. Além disso. a Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, e a Arena Carioca Abelardo Barbosa (Chacrinha), em Guaratiba, nesse primeiro momento, servirão de postos de testagem. A ideia é estender o programa cultura/vacinação a outros equipamentos. No Centro da cidade a vacinação acontece no Museu do Amanha, na Praça Mauá.
Em paralelo, a Secretaria de Cultura vem postando nas suas redes vídeos com depoimentos de crianças tirando dúvidas e informando sobre o calendário carioca de vacinação. A estreia é com as Pretinhas Leitoras, duas irmãs gêmeas do Morro da Providência idealizadoras de uma iniciativa de fomento à literatura negra. Elas fizeram perguntas sobre a campanha, respondidas pelo secretário de Saúde, Daniel Soranz. Em breve, o ator e dublador Igor Marçal além de muitos outros pequenos da cultura.
Escolas como postos de vacinação
Além dos espaços culturais a Secretaria de Educação transfomouu 11 unidades escolares em postos de vacinação infantil contra a Covid. A medida começa nessa segunda-feira (17) – quando a vacinação desse público se inicia na cidade. Três das escolas começam a vacinação na terça (ver lista abaixo):
CIEP Henfil - Rua Carlos Seidl, 71 - Caju
EM Dr. Cícero Pena - Av. Atlântica 1976, Copacabana
EM Prudente de Morais - Rua Enes de Souza, 36 - Tijuca (Próximo ao CMS Heitor Beltrão)
Escola Municipal Anibal Freire - Av. Professor Plínio Bastos, 631 (Próximo ao Olaria Atlético)
Ciep Patrice Lumumbe - Praça da Confederação Suíça, S/N - Del Castilho
E.M Paraíba (Unidade de referência: CF Maria de Azevedo Rodrigues)
CIEP Margaret Mee -Recreio dos Bandeirantes (Ao lado do CMS Harvey Ribeiro de Souza Filho - início terça 18/01)
EM Embaixador Dias Carneiro - Tanque (Ao lado do CMS Jorge Saldanha Bandeira de Melo - início terça 18/01)
EM PAULO MARANHÃO - Rua do Governo 866, Realengo - (início terça 18/01)
CIEP Raymundo Ottoni de Castro Maya – Rua Moranga, s/n, Campo Grande
CIEP PAPA JOÃO XXIII : Avenida João XXIII, S/N SANTA CRUZ
Opmerkingen