top of page
Virgilio Virgílio de Souza

Gabriel Monteiro: Pode se tornar inelegível e acabar na prisão


Vídeos estarrecedores que não foram publicados, mas disponibilizados e circulam entre os vereadores podem levar Gabriel Monteiro à prisão


A Comissão de Justiça e Redação da Câmara de Vereadores do Rio se reuniu na tarde desta sexta-feira (8), e tomou a decisão que já era esperada por todos: aceitou a representação contra Gabriel Monteiro. Na próxima terça (12), o Conselho de Ética voltará a se reunir para decidir o relator do processo e começar a analisar o mérito das denúncias.

Inaldo Silva, ao Centro acompanhado por Dr. Gilberto e Alexandre Isquierdo comunicou que Comissão de Justiça e Redação aceitou a representação contra Gabriel Monteiro


O assunto é polêmico e divide opiniões, pois segundo comentários de alguns vereadores, ao aceitar a representação a Comissão de Justiça e Redação, tornou Gabriel Monteiro inelegível por 8 anos, como determina a Lei do (Ficha) Limpa. A única esperança de Monteiro é ser absolvido pelo Plenário da Câmara, o que é muito pouco provável dado a seu isolamento e desprestígio entre os colegas.


Vídeos estarrecedores

Além das acusações e denúncias de ex-assessores de assédio moral e sexual, de uma tentativa de estrupo e da manipulação de uma entrevista com uma menina de 12 anos, o que mais pesa contra o ex-PM são vídeos que não foram publicados e circulam entre os vereadores. “ Tá difícil olhar p'ra o Gabriel, os vídeos que tivemos acesso são deploráveis. Não dá p'ra ele vir aqui ou ficar gravando em seu canal e dizer ser vítima de uma grande armação. A situação é seríssima e gravíssima” — afirmou um parlamentar que até então tinha uma boa relação com Monteiro. Outro vereador que sempre questionou o fato de Gabriel Monteiro se valer do mandato para agir como justiceiro é ainda mais duro:

— Os vídeos aos quais tivemos acesso deixam claro que suas atitudes são de um pedófilo, uma pessoa totalmente desequilibrada e que seguramente teve sérios problemas na infância. Soma-se a isso, sua maneira de estar acima da lei, perseguir e humilhar as pessoas mais simples, até mesmo aquelas em situação de rua. Não só eu, mas outros parlamentares depois dos vídeos aos quais tivemos acesso, estamos certos, que, talvez já nos próximos dias, e bem antes de terminar esse processo aqui na Câmara, esse rapaz estará preso — comentou.


O ex-policial que é bom nas redes sociais e tem milhões de seguidores se enrolou todo e além de se tornar inelegível, pode acabar na prisão


Comissão de Justiça bate o martelo

A entrevista coletiva com os integrantes da Comissão de Justiça foi rápida, pois o resultado era mais que previsível e os vereadores tiveram pouco a falar. Votaram de forma favorável à representação o presidente da Comissão Inaldo Silva (Republicanos) e Dr. Gilberto (PTC). Alexandre Isquierdo (União Brasil) se sentiu impedido por ser presidente do Conselho de Ética.

— A Comissão de Justiça e Redação vinha conversando e muita atenta aos fatos, pois não podíamos nos deixar levar pelo calor da emoção. Analisávamos cada fato que chegava. Alexandre Isquierdo (presidente do Conselho de Ética) trouxe mais elementos e, diante disso, por maioria, decidimos pela admissibilidade da representação — afirmou Inaldo.

Segundo Alexandre Isquierdo que preside o Conselho de Ética, a Câmara já oficializou a Polícia Civil solicitando o compartilhamento de provas apreendidas na casa de Monteiro e outros endereços ligados ao vereador nesta quinta-feira.

O procurador da Câmara José Luís Minc disse que após a decisão da Comissão, serão seguido os ritos previstos:

— Os requisitos legais já foram cumpridos. Após aceita a representação, o Conselho de Ética vai escolher o relator na próxima terça-feira e o vereador Gabriel Monteiro terá dez dias para se defender. Após a emissão do parecer o acusado ganha mais cinco dias de defesa.. Quando for a plenário – o que deve ocorrer num prazo máximo de 90 dias -, se decidirá pela suspensão ou perda do mandato.

Comments


bottom of page