top of page
Virgilio Virgílio de Souza

Ivan Roberto: artista, autista e autodidata

Exposição de artista de apenas 15 anos desperta atenção em exposição que acontece na Câmara dos Vereadores em homenagem ao mês do autismo

Em homenagem ao Dia Mundial do Autismo a Câmara dos Vereadores do Rio foi iluminada de azul


No início das celebrações pelo mês de Conscientização do Autismo na noite desta terça-feira, dia 05, na Câmara dos Vereadores, (Cinelândia), despertou a atenção a inauguração de uma exposição de caricaturas no saguão do Palácio Pedro Ernesto do jovem artista de apenas 15 anos Ian Roberto. Além da exposição, ocorreu uma apresentação musical na escadaria da Casa. A fachada do prédio foi iluminada na cor azul, em alusão ao movimento que busca dar visibilidade à causa. O tenor Saulo Laucas, deficiente visual e autista, atraiu a atenção de todos que passavam pela Cinelândia com sua voz e repertório.

Artista, autista e autodidata. Assim pode se definir Ian, um jovem de 15 anos, que realiza uma curta exposição no saguão da Câmara dos Vereadores. São desenhos simples, mas que despertam a atenção pela criatividade e originalidade. O talentoso artista que cursa a sétima série tem o sonho de estudar desenho e se diz extremamente feliz com a exposição:

Ian mostra seus trabalhos no saguão da Câmara


— Comecei a desenhar desde os 3 anos e fico muito feliz quando tenho a oportunidade de mostrar meu trabalho. Ocupar esse espaço me faz bem — comenta.

Sem nunca ter realizado um curso, sua inspiração vem de desenhos e filmes. Mostrar sua capacidade artística foi difícil, pois pelo fato de ser autista e ter alguma dificuldade para falar sofreu preconceito na escola, até mesmo por parte de professores.

Conselheira Social da Educação Especial da 3ª CRE e atuante em uma cooperativa de artesãs, Fabiana Tabosa que é mãe de Ian, sempre trabalhou com artesanato de onde sempre tirou o sustento para a família. Ela fala dos progressos que o desenho proporcionou na vida do filho:

- Fico feliz, pois percebi que ele tinha potencial e foi através o desenho que conseguiu expressar suas habilidades. A pintura é a forma que encontrou para se conectar e se comunicar com outras pessoas. É quando ele se sente realmente aceito. É o modo dele gritar ‘eu tô aqui’ e de que é útil. Ele se sente feliz e, com isso, me faz feliz – encerra.

A semana que celebra o Dia Mundial do Autismo foi uma iniciativa da vereadora Tania Bastos

Evento: Exposição de telas, com caricaturas pintadas por Ian Roberto Tabosa

Até sexta dia dia 08

Horário: 10h/18h Local: Câmara dos Vereadore - Cinelândia

Saguão José do Patrocínio

A exposição será apresentada no Shopping Campo Grande na segunda quinzena de abril


Dia Mundial do Autismo

Celebrado anualmente no dia 2 de abril, o Dia Mundial do Autismo é o tema de uma agenda de atividades promovidas na Câmara Municipal do Rio, cuja sede, o Palácio Pedro Ernesto, foi iluminada na cor azul, em alusão ao movimento que visa dar visibilidade à causa. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) no final de 2007, para conscientizar a população mundial sobre o transtorno que afeta cerca de 70 milhões de pessoas.

Comments


bottom of page