top of page

Luz, Câmera... cinema francês

Cine Santa e Cine Museu da República no Festival

Programação completa:

Museu da República: https://bit.ly/3nNOeL9


O carioca vem cada vez mais, criando uma relação de admiração pelo cinema francês. Isso decorre principalmente em razão do Festival Varilux - maior evento do cinema francês, fora da França -, e que esse ano chega à sua décima segunda edição proporcionando aos cinéfilos o que há de melhor na produção da sétima arte. Esse ano, o evento acontece entre os dias 25 de novembro a 8 de dezembro e estará em cartaz em várias cidades brasileiras.


O evento que soma mais de um milhão de espectadores no Brasil desde sua criação, a exemplo dos anos anteriores terá opções para todos os gostos: drama, romance, comédia, animação e documentários. Integram a programação 17 longas-metragens inéditos, dois clássicos e produções recentes premiadas e que participaram de festivais internacionais. O otimismo dos organizadores é o melhor possível:


“Estamos felizes em poder realizar o festival novamente este ano, com maior segurança, com a pandemia estabilizada e os eventos culturais retornando em todos as cidades”, comemora Christian Boudier, codiretor e cocurador do festival.

Também otimista se encontra Emmanuelle Boudier, também codiretora e cocuradora do festival:

- Para nós, que em todos esses anos trabalhamos levando a cinematografia francesa para o público de cidades de todos os tamanhos e lugares do país, é muito gratificante voltar a oferecer cultura”, completa.

Matéria continua após o anúncio



Cine Santa e Museu no Festival

Cine Santa e Cine Museu da República, dois espaços aconchegantes recebem o Festival Varilux de cinema


Os cariocas que moram em Santa Teresa, no Centro e arredores e cinéfolos de todas as partes da cidade, podem comemorar. Tanto o Cine Santa Teresa, quanto o Cine Museu da República estão inseridos no Festival Varilux apresentando o de melhor do cinema francês. Adil Tiscatti que é administrador do Cine Santa e do Cine Museu da República comemora a chegada do Festival Varilux. Vibra também com a reabertura do Cine Museu da República e o fato do cinema estar retomando seus melhores dias, depois de um longo tempo de insegurança e ver o cinema fechado e a sala vazia:

- Todos passamos por momentos complicados, mas as coisas começam a voltar ao normal. Estou duplamente feliz, pois o festival marcará a reabertura do Cine Museu da República depois de quase dois anos fechado. Fomos felizes, pois com a exibição do filme Mariguela e agora com Pixinguinha no Cine Santa as pessoas voltaram a frequentar o cinema. O Festival Varilux sempre foi certeza de excelente filmes e um bom público e não tenho dúvidas que, com a realização do Festival, definitivamente as pessoas vão retomar o prazer de voltar ao cinema – comenta.


Matéria continua após o anúncio


Programação Variada

Os 17 longas-metragens inéditos nos cinemas formam uma seleção com gêneros e temáticas variadas, estreladas por astros e jovens talentos, além de diretores novos e consagrados. Na programação estão obras premiadas e participantes de festivais como Cannes, Toronto, Veneza e San Sebastian. François Ozon (Está Tudo Bem), presença recorrente no Varilux; Xavier Giannoli (Ilusões Perdidas); Emmanuelle Bercot (Enquanto Vivo); Laurent Cantet (@Arthur Rambo – Ódio nas Redes); Albert Dupontel (Adeus, Idiotas); Julia Ducournau (Titane) e Jacques Audaiard (Paris, 13 Distrito) são alguns dos diretores desta edição. Astros e estrelas como Catherine Deneuve, Sophie Marceau, Virginie Efira, Jérémie Renier, Pierre Niney, Pio Marmai e jovens nomes como Noémie Merlant, Benjamin Voisin, Sami Outalbali e Rabah Naït também estarão presentes com seus últimos filmes.

1 Comment


adiltiscatti
Nov 28, 2021

Matéria sensacional!. Parabéns ao Capital Cultural por estar sempre atento ao que acontece no cenário cultural carioca e se postar sempre ao lado dos artistas, produtores e fomentadores culturais. Adil Tiscatti

Like
bottom of page