top of page
Virgilio Virgílio de Souza

Portas Abertas para a Semana de Artes Modernas



Os amantes da arte, os artistas de modo geral e mesmo só aqueles que gostam de dar um despretensioso rolê, têm motivos de sobra para comemorar. Nesse final de semana, dias 05, 06 e 07, volta a acontecer no bairro de Santa Teresa, a trigésima edição do Festival Artes de Portas Abertas. O evento, que não aconteceu nos últimos dois anos em razão das restrições da pandemia, volta em grande estilo e fará uma homenagem ao Centenário da Semana de Arte Moderna.

Se a semana de Arte Moderna mudou a realidade da cultura brasileira, o Festival Arte de Portas Abertas mudou a percepção do carioca e de pessoas do Rio e de todas as partes do mundo sobre a potencialidade da cultura e das artes na cidade. Definitivamente Santa Teresa passou a ser um bairro reconhecido por seus muitos artistas, músicos, poetas, produtores culturais e fazedores de cultura das mais diversas áreas.

Amir Haddad e Carlos Vergara serão homenageados na trigésima edição do Festival Artes Portas Abertas


A maior evidência do fato é que os organizadores decidiram homenagear o ator, professor e diretor teatral Amir Haddad morador no bairro há mais de 30 anos, e o artista Carlos Vergara, gravador, fotógrafo e pintor - com ateliê no bairro e que vai expor no Museu da Chácara do Céu parte de sua série “Prospectivas”, feita a partir de impressões dos trilhos do bonde de Santa Teresa. Os dois tem raízes afetivas com Santa Teresa e escolheram o bairro para viver. “Não trocaria Santa Teresa por nada. Gosto das pessoas, das ruas, da cadência, do bondinho e do visual. Aqui me sinto em paz – declara Amir Haddad


A arte se espalha pelo bairro

Os principais acontecimentos do trigésimo Festival Artes de Portas Abertas será no Parque das Ruínas, mas a arte se espalhará por todo o bairro. Além dos artistas cadastrados que fazem parte da programação oficial, muitas outras portas estarão abertas: é que como acontece em todas as edições, existe um “circuito alternativo” com artistas renomados e de grande prestígio que costumam expor seus trabalhos. Alguns deles ocupam as praças e as ruas.

Nessa edição oficialmente participarão 73 artistas, 8 galerias, e várias exposições. O aconchegante Museu Chácara do Céu também terá ateliês abertos. O público que for a Santa Teresa receberá um mapa, com localização e dados sobre cada artista, bem como postos de segurança e indicações de mobilidade

Além das exposições em diversos suportes, entre gravuras, fotografias, esculturas, pinturas, e colagens, haverá apresentações de dança afro, mostra de cinema urbano, teatro, performances, oficinas de cerâmica, máscaras, música, jongo, maculelê, feira de empreendedorismo feminino e aulas de dança e recreação infantil, entre outras atividades.




Na Lapa,

Moraes e Vale também terá suas Portas Abertas


Os vários artistas que ocupam a Rua Morais e Vale também vão abrir suas portas e decidiram denominar o evento de "Posto Avançado do Portas Abertas". Convidativa por sua localização, a rua cruza a Rua Joaquim Silva, bem próxima à Praça Paris. A Morais e Vale ganhou destaque em razão de nos últimos cinco ter se tornado residência de vários artistas, fotógrafos e músicos e um ponto de atração cultural da cidade

Embalados pela Festival Artes de Portas Abertas os artistas daquela região, muitos deles moradores de Santa Teresa, decidiram abrir os casarões centenários para o público poder curtir exposições artísticas das mais variadas tendências. Além das exposições, o visitante poderá curtir música de primeira qualidade, comidinhas deliciosas, bebidinhas incríveis e um ambiente sempre alto astral.


Uma opção para quem quiser curtir Santa Teresa e a Rua Morais e Vale, é através da Escadaria Selaron. São 18 minutos de caminhada por 1.1km e certamente o visitante encontra portas abertas com muita arte.


Festival Artes de Portas Abertas

Dia 5,6 e 7 de agosto - sexta a domingo das 10 às 16h

Centro Cultural Municipal Parque da Ruínas

Rua Murtinho Nobre, 119 – Santa Teresa

Comments


bottom of page