Prefeitura reabre Parque das Ruínas
Atualizado: 14 de jun. de 2021
Um dos espaços mais belos da cidade
e orgulho de Santa Teresa é
reaberto ao público
Depois de um longo tempo fechado à visitação publica, a Prefeitura por meio da Secretaria
Municipal de Cultura, decidiu reabrir o Parque das Ruínas, considerado um dos mais importantes equipamentos culturais de Santa Teresa e da cidade. Toda programação terá obrigatoriamente ser ao ar livre e com capacidade reduzida em 40% de ocupação.
O antigo e belo casarão, erguido entre 1898 e 1902 é um dos preferidos dos moradores e turistas e abriga o esqueleto do palacete que pertenceu a Laurinda Santos Lobo, nascida em Cuiabá em 4 de maio de 1878 e morreu no Rio em 16 de julho de 1946. Sobrinha de Joaquim Murtinho Nobre, ministro da Fazenda do governo Campos Sales, Laurinda era conhecida como a "marechala da elegância” e considerada grande mecenas da Belle Époque Carioca. No espaço, no início do século XX, foram realizadas apresentações musicais de Heitor Villa-Lobos e festas lendárias que contaram com a presença de personalidades como a dançarina Isadora Duncan, a artista plástica Tarsila do Amaral e o escritor Anatole France. Um dos orgulhos do bairro Durante muitos anos o antigo palacete de estilo neocolonial ficou totalmente abandonado.
Se nos anos 20 era orgulho da cidade, o espaço ficou por muitos anos entregue às moscas e acabou invadido por pessoas que não tinham onde morar e teve muitos de seus bens saqueados, dentre eles, janelas, maçanetas e vasos de plantas.
Só em 1979, o então prefeito Marcos Tamoio demonstrou algum interesse em recuperar o belo palacete, mas foram muitos anos de espera. Finalmente, em 1993, o governo do Estado resolveu tombar o casarão e, quatro anos mais tarde, em 1997, foi inaugurado o Parque das Ruínas.
Os arquitetos responsáveis pelo projeto foram Ernani Freire e Sonia Lopes que, depois de um minuciosos processo de restauro e imperbialização criaram um estilo que mistura tijolos aparentes, combinados com estruturas metálicas e estruturas em vidro. Durante os trabalhos de restauro foram recolhidos fragmentos originais da mansão, os quais foram colocados em redomas, criando, assim, um acervo arqueológico permanente do parque. O projeto foi premiado pelo IAB ( Instituto dos Arquitetos do Brasil )
Vale visitar Só pelo visual já se vale à pena uma visita ao Parque das Ruínas: o espaço dispõe de terraços
panorâmicos, além de um mirante de 360 graus onde de um lado possibilita vista para a Baia da Guanabara e parte da Zona Sul e, por outro, parte do Centro da cidade e os Arcos da Lapa. A programação é sempre de extremo bom gosto e voltada para produção e divulgação de diferentes formas de expressão artística. O parque possui sala de exposições, auditório com 100 lugares, um palco de 88 metros quadrados e cafeteria. Nas áreas ao ar livre, há shows e outras programações especiais. Endereço Rua Murtinho Nobre 169, Santa Teresa - 2224-3922. Qui a dom, das 9h às 16h. Área de lazer infantil: qui a dom, das 9h às 16h. Ensaios Fotográficos: qui e sex, das 9h às 16h. Exposições (Galeria Principal): qui a dom, das 9h às 16h.
ความคิดเห็น