top of page

Mais segurança para o Centro e Santa Teresa

Atualizado: 4 de out. de 2021

Conselho de segurança

elege nova diretoria

Os moradores, comerciantes e frequentadores da Lapa, Santa Teresa e Zona Portuária poderão respirar um pouco mais aliviados a partir deste mês de julho. O governo do Estado continua esperançoso com o Projeto Bairro Seguro cujo objetivo é um policiamento complementar que surgiu numa parceria entre as secretarias de Polícia Militar e Polícia Civil, que consiste em disponibilizar viaturas da polícia que passarão a circular permanentemente durante 24 horas, nestes bairros. Será disponibilizado aos moradores e comerciantes um canal direto através de um telefone celular com essas viaturas que terão capacidade de fazer atendimento imediato da ocorrência.

Com isso, a esperança é que os constantes assaltos e outros delitos que acontecem frequentemente, em alguns pontos, a exemplo dos Arcos da Lapa, Avenida Mem de Sá e Rua do Riachuelo, no Centro; Largo do Guimarães e outros pontos de Santa Teresa e, nas proximidades do Museu do Amanhã, na Zona Portuária, devem reduzir consideravelmente. O coronel Antônio Ludegero responsável pelo 5* Batalhão da Policia Militar responsável pelo policiamento no Centro da cidade., é um dos mais otimistas e confiantes com a ideia:


- Ter viaturas e policiais à disposição dos moradores e comerciantes, que terão um canal

direto com os policiais para registrar uma ocorrência ou denúncia, certamente possibilitará uma atuação de forma imediata, no momento do ocorrido, é algo muito animador. O fato de as viaturas ficarem circulando nos bairros ou localizadas em pontos estratégicos que facilitem o deslocamento e um atendimento rápido seguramente vai fazer diminuir consideravelmente os problemas que moradores, comerciantes e turistas enfrentam. Acredito que estamos no caminho certo e dando um passo à frente.


O coronel informa, ainda, que para cada um desses bairros serão disponibilizadas três viaturas com dois policiais cada uma, que trabalharão em sintonia com os batalhões e policiais que já atuam nesses bairros. Salienta, porém, que existe apenas uma dúvida em relação à forma de atuação em Santa Teresa, pelas peculiaridades do bairro, em razão das características geográficas existentes: “No Centro e Zona Portuária já temos praticamente tudo definido, mas em Santa Teresa, estamos fazendo um trabalho de observação e inteligência para saber a melhor maneira de posicionarmos essas viaturas para que os policiais possam atender de forma rápida e adequada aos moradores” – acrescenta.

Matéria continua após o anúncio

Um projeto que vem

obtendo resultados

O projeto Bairro Seguro lançado no início de junho, pode ser considerado uma nova face do Projeto Segurança Presente implementado em vários bairros da cidade em 2014. Até aqui o Programa Bairro Seguro vem obtendo excelentes resultados nesta fase inicial de experimentação. Até aqui, o Bairro Seguro foi instalado em 10 bairros na Zona Norte, 15 na Zona Oeste e 2 na Zona Sul. A proposta é uma atuação conjunta com os batalhões de cada área, tentando reduzir roubos e furtos, através de um policiamento de proximidade.


Nessa fase inicial, 392 policiais militares e 84 viaturas serão disponibilizados para o patrulhamento nos bairros considerados com uma maior incidência de ocorrências. Em todas as áreas contempladas cada equipe tem um telefone celular para agilizar o acesso e a proximidade com os moradores de forma institucionalizada e transparente e contará ainda, com as estruturas já existentes, como radiopatrulhas e cabines que continuarão a funcionar em cada uma das regiões.


Nova diretoria do

Conselho de Segurança

Em reunião realizada no último dia 24 de junho o Conselho de Segurança do Centro elegeu sua nova diretoria para o biênio 2021/2023. A professora Maria João Gaio foi eleita por unanimidade à presidência, pela Chapa Reviver. O encontro realizado no auditório do Secovi Rio, no Centro da cidade, teve a participação de poucos moradores em razão da pandemia do Coranavírus, foi conduzido pelo Cel. Antonio Ludogero, Comandante do 5 BPM.


Maria João fez uma breve apresentação das propostas da chapa e em seguida foi aclamada. A nova diretoria tem a seguinte composição:

Presidente - Maria João Gaio

Vice Presidente - Carlos Augusto da Cidade

Primeira Secretária - Maria José Berto

Segundo Secretário - Nilson Alves Gaio

Diretora de Assuntos Comunitários - Erlane Chaves

Conselho de Ética - Dr. Fernando Kalache - Dra. Ondina Castilho

Comments


bottom of page