top of page
Virgilio Virgílio de Souza

Santa Teresa: tempo de manifestação e eleição

Moradores organizam “Marco 27”

em defesa do sistema de bondes

e se preparam para eleições da

AMAST que divulga edital de

convocação do processo eleitoral


No dia 27 de agosto de 2011 acontecia o trágico acidente com o bonde 10, que deixou 6 mortos e mais de 57 feridos. Era uma tragédia anunciada, pois em várias ocasiões em audiências públicas, denúncias no Ministério Público e várias manifestações, a AMAST – Associação de Moradores de Santa Teresa -, alertou nossas autoridades contra o sucateamento e as péssimas condições dos bondinhos. De nada adiantou, pois o governo de Sergio Cabral e o secretário de transportes Júlio Lopes preocupados em privatizar o sistema não fizeram rigorosamente nada e a tragédia foi inevitável.

Marco 27

Desde aquele fatídico 27 de agosto os moradores criaram o “Marco 27”, e todo dia 27 de agosto preparam manifestações para relembrar a data e homenagear as vítimas da tragédia e também para manter viva a luta pela manutenção do sistema de bondes. Esse ano não será diferente: com boa parte da população vacinada e prometendo tomar todos os cuidados sanitários a AMAST mais uma vez, com apoio de moradores de várias partes do bairro quer fazer uma grande ato pelos bondes.


A manifestação desse ano terá um caráter especial, pois mais uma vez, seguindo o mesmo caminho de governos anteriores – Garotinho, Rosinha, Sergio Cabral e Pezão -, o governador Cláudio Castro tem manifestado a intenção de privatizar o sistema. Quando a tragédia de 2011 aconteceu, tentando se fazer inocente o então governador Sergio Cabral hoje preso em Bangu 8, por estar envolvido em uma série de falcatruas declarou: “Deixamos sucatear o sistema de bondes”.


Duas figuras certamente serão lembradas na manifestação: o primeiro, de maneira muito honrosa, o motorneiro Nelson Correa da Silva que morreu tentando salvar a vida dos passageiros. O outro Júlio Lopes responsabilizado pela tragédia, que dez anos após a tragédia não sofreu qualquer punição. No último dia 11 de junho foi nomeado para a secretaria o deputado federal Rogerio Teixeira Junior, o Juninho do Pneu que atendendo ao governador quer intensificar a privatização do sistema de bondes.


A indignação dos Moradores

do Largo das Neves

Nas manifestações desse ano os moradores do Largo das Neves uma área importante do bairro terão motivos para participarem das manifestações. Além de não terem o bondinho que parou de circular por aquela área do bairro desde a tragédia de 27 agosto de 2011, os moradores padecem também com a falta de ônibus. Desde o início da pandemia, momento no qual a população mais precisava de transporte, a empresa TRANSURB responsável pela circulação dos ônibus naquela parte do bairro foi diminuindo gradualmente a circulação dos carros. Hoje para desespero dos moradores existe apenas um ônibus circulando obrigando os usuários a esperar por mais de uma hora nos pontos.

MAST – ASSOCIAÇÃO DE MORADORES E AMIGOS DE SANTA TERESA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DO PROCESSO ELEITORAL 2021-2023

A Comissão Eleitoral (C.E.) eleita na Assembleia Geral Extraordinária (AGE) que ocorreu em 12 de julho de 2021 vem convocar os associados da AMAST para o Processo Eleitoral da Diretoria e do Conselho Fiscal para o mandato 2021-2023, conforme o Calendário e as condições abaixo descritas.

1. Calendário Eleitoral

No cumprimento dos prazos estatutários, previstos no Titulo X – artigos de 48 a 52, considerando que o atual mandato da Diretoria e do Conselho Fiscal se conclui em 16 de setembro de 2021, a AGE Eleitoral aprovou o seguinte Calendário Eleitoral:

- Dia 20 de julho: Publicação do Edital de Convocação das Eleições;

- Dia 12 de agosto: Data limite para a apresentação de chapas para registro frente à C.E. por envio da documentação de inscrição através de e-mail (correio eletrônico), e data para a apresentação de chapas para registro frente à C.E. com entrega presencial da documentação de inscrição;

- Dia 14 de agosto: Data limite para a C.E. publicar decisão sobre o registro das chapas;

- Dia 15 de agosto: Data do início da Campanha Eleitoral;

- Dia 23 de agosto: Data limite para a convocação da Assembleia Geral Ordinária (AGO) Eleitoral;

- Dias 09 a 14 de setembro: Período para a realização da AGO Eleitoral (votação, apuração,

reunião de proclamação dos resultados e posse da chapa eleita), cujas datas serão decididas e

divulgadas por esta Comissão Eleitoral.

2. Sobre a inscrição de chapas

Cada chapa será composta pelos seguintes cargos: Diretoria, com mandado de 2 (dois) anos: Presidente, Vice-Presidente, Diretor Comunitário, Diretor Secretário, Diretor Tesoureiro, Diretor de Transportes, Diretor de Meio Ambiente, Diretor Cultural, Diretor de Comunicação, Primeiro Suplente, Segundo Suplente e Terceiro Suplente. Conselho Fiscal, composto por 3 (três) membros.

Os grupos de associados interessados em compor chapa para concorrer as eleições devem apresentar a esta Comissão Eleitoral até o dia 12 de agosto de 2021 os seguintes documentos: Requerimento de registro de Chapa com nominata e cargos, anexados os documentos pessoais de cada candidato: identidade, comprovante de pagamento das anuidades dos dois anos passados (a atualização das anuidades pode ser feita seguindo informe enviado aos associados pela Diretoria), e comprovante de residência, documento coletivo com a concordância de todos em participar da chapa, e lista de associados apoiadores. É sempre bem vinda a anexação de um Programa de Trabalho ou Plataforma da Chapa. A entrega do requerimento pode ser via e-mail para o endereço eletrônico amast.eleicao.2021@gmail.com até as 20h do dia 12 de agosto de 2021, ou presencialmente no dia 12 de agosto de 2021 no Cine Santa, no Largo do Guimarães, Santa Teresa, das 18 às 20 h. Os associados que intentam compor chapa devem estar filiados desde 09 de marco de 2021.

3. Condições para a

realização das eleições

A votação nas chapas ocorrerá através de dois meios já conhecidos e praticados atualmente, o meio virtual ou online, e o meio presencial, este cercado de todas as precauções e protocolos de proteção à saúde na atual situação de pandemia. As datas especificas, o link (endereço) da Internet para a votação virtual e o local da votação presencial serão divulgados oportunamente através dos meios digitais da AMAST e através de avisos em locais de grande circulação de pessoas no bairro.

4. Sobre o caso de possível

agravamento da Covid 19

Caso tenhamos situação de agravamento da pandemia de Covid 19, de maneira a inviabilizar a realização do processo eleitoral, especialmente quanto à viabilidade da realização acessível, segura e saudável da votação presencial, a Comissão Eleitoral e a Diretoria da AMAST convocarão nova AGE para discutir e aprovar soluções para a realização deste processo eleitoral.

Assinado:

Membros da Comissão Eleitoral:

Presidente - Juarez Quirino;

Vice-Presidente - Paulo Barata;

Primeira Secretária - Nilce Azevedo;

Segundo Secretário - Klaus Gaiser;

Terceira Secretária – Isabel Kuster.




Comentarios


bottom of page