top of page

ALERJ atenta ao dinheiro arrecadado com venda da CEDAE

Parlamentares estão atentos e querem olhar com lupa investimentos do governador Cláudio Castro, com a venda da CEDAE. Temor é que num ano de eleições, dinheiro arrecadado vá pra o ralo


Deputados de vários partidos querem acompanhar de perto a destinação que o governador Cláudio Castro vai dar aos 22,6 bilhões oriundos da venda da CEDAE – Companhia de Estadual de Água e Esgoto. O mandatário do executivo já empenhou uma parcela considerável – em torno de 7,688 bilhões -, do montante será empregada em investimento de 29 municípios impactados pela concessão. O temor é que em um ano eleitoral quando muitos dos atuais secretários sairão candidatos – precisam deixar os cargos até o próximo mês de março de 2022 -, esse dinheiro seja investido em campanhas por todo o Estado e possam favorecer a um ou outro candidato.

Para olhar bem de perto todas as movimentações do governador e de seu secretariado foi criada na ALERJ – Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro -, numa iniciativa do presidente da casa André Ceciliano (PT) -, uma Comissão de Acompanhamento dos gastos com as verbas da CEDAE. A Comissão terá a participação de seis representantes ainda não definidos de duas Comissões Permanentes, três da Comissão de Orçamento e outros três da Comissão de Tributação. Além desses seis deputados terá lugar garantido na Comissão a deputada Renata Souza (PSOL) autora do Projeto de Lei de Fiscalização das verbas da empresa.

Renata Souza, André Ceciliano e Luiz Paulo vão olhar de perto verbas da venda da CEBRAE


Audiências Públicas

Para saber com detalhes exatamente a forma na qual Cláudio Castro pretende investir o dinheiro, deputados decidiram criar uma superaudiência pública que será realizada nesses dias 14, 15 e 16 na ALERJ. O encontro possibilitará aos deputados esclarecerem todas as dúvidas e obterem as informações necessárias sobre de que forma o governador vai destinar o dinheiro. André Ceciliano (PT) que sugeriu a ideia de se criar a Comissão de Acompanhamento diz que esse é mesmo o papel dos deputados: “É nosso dever observar as decisões do Executivo Estadual. O Estado arrecadou alto com a venda da CEDAE e temos que saber exatamente de que forma esse dinheiro será empregado” – Comentou. A deputada Renata Souza (PSOL) acha muito oportuna as audiências e afirma que obter qualquer tipo de informação do governo é extremamente difícil:

-Precisamos saber de que forma e com qual finalidade esse dinheiro será investido. Fiz um requerimento de informação ao governo há um mês e até agora não obtive nenhuma resposta - afirmou.

Quem também acha fundamental os deputadas ficarem atentos aos gastos do governo com o montante arrecadado da CEDAE é o deputado Luiz Paulo (CIDADANIA):

- Temos que olhar muito de perto e com lupa todos os investimentos que o governador Cláudio Castro pretende fazer com o dinheiro arrecadado com a venda da CEDAE. Temos que lembrar que as obras prometidas acontecem exatamente num ano eleitoral, que muitos secretários vão deixar o cargo que ocupam para se candidatar e o próprio governador é candidato à reeleição. Temos que cuidar para que essa verba seja investida e traga benefícios para os moradores do Rio de Janeiro - encerrou.

















Comments


bottom of page